No artigo de hoje, vamos apresentar a vocês 6 estilos de decoração para basear o design de interiores do seu imóvel.
Essa leitura é recomendada para aqueles que acabaram de comprar o seu imóvel próprio e não sabem como decorá-lo ou precisam de alguma inspiração e para aquelas pessoas que estão querendo fazer uma reforma e mudar os ares de seus ambientes.
Nós separamos estilos decorativos para todos os gostos. Vamos lá!
1. Minimalista
Como o próprio nome já diz, o estilo minimalista costuma usar o mínimo de elementos necessários para decorar um ambiente.
O minimalismo é indicado para pessoas práticas, que gostam de ambientes bem limpos tanto no espaçamento, quanto no visual.
As cores mais usadas nesse tipo de decoração são neutras, como cinza, bege, branco e preto.
Os móveis escolhidos geralmente são simples, mas elegantes. E uma boa pedida também são os móveis multifuncionais, pois colaboram para a amplitude do ambiente e praticidade.
Para a parte de decoração com objetos, opta-se por poucos e marcantes ou conjuntos simples. Por exemplo, pode-se optar por colocar uma única obra de arte em uma parede ou um conjunto de 3 quadros pequenos, mas simples e sem extravagâncias.
Para a decoração de estantes e mesas, deve-se lembrar sempre de que menos é mais e de seguir o padrão de cores neutras.
Esse estilo é ótimo na hora da limpeza e, por ser muito básico, ele não enjoa facilmente.
2. Escandinavo
O estilo escandinavo tem esse nome, por ser advindo da região antigamente denominada Escandinávia. Ela é composta pelos países Dinamarca, Suécia e Noruega.
As cores predominantes nesse estilo são claras, como branco, creme e tons pastéis. Isso porque o inverno é muito rigoroso na região da Escandinávia e, durante esse período, as pessoas são obrigadas a passar grandes períodos dentro de casa. Por isso o uso de cores claras, para transmitir aquela sensação de paz, fazendo com que as pessoas se sintam muito confortáveis em seus lares.
Sendo assim, o estilo escandinavo é indicado para pessoas que desejam transmitir acolhimento através dos ambientes de seus lares.
Além de móveis confortáveis, também são acrescentados tapetes felpudos, mantas quentinhas e almofadas fofas ao ambiente.
Móveis de madeira e plantas podem ser acrescentados para dar uma maior vivacidade ao ambiente.
Sem dúvida, uma decoração simples, aconchegante e atemporal.
3. Industrial
O estilo industrial, como o próprio nome já diz, traz para a decoração um aspecto de “indústria chique e moderna”.
Esse tipo de decoração é para aquelas pessoas que gostam de ambientes despojados e cheios de personalidade.
As cores mais utilizadas nesse estilo são neutras e sóbrias, como preto, branco, tons de cinza, marrom e os acabamentos e objetos decorativos podem ter cores metálicas.
Diferentemente dos estilos anteriores, que buscam trazer toda uma delicadeza e cuidado nos acabamentos, o estilo industrial gosta de deixar vigas, tubulações e estruturas expostas. Além disso, sempre tem a presença de uma parede com concreto queimado ou tijolos expostos.
Móveis de couro ou veludo combinam bastante com esse estilo decorativo.
Além de ser um bom estilo para um lar, também é altamente indicado para imóveis comerciais que desejem passar a mensagem de modernidade e para estabelecimentos do nicho alimentício também, como lanchonetes gourmet.
4. Clássico
O estilo clássico vem da era clássica, ou seja, ele reflete como era o padrão das casas nobres no passado.
Esse estilo é indicado para pessoas que gostam de transmitir formalidade, sofisticação e elegância ao receber seus convidados.
As cores tradicionais do estilo são branco, bege, preto e marrom, pois combinam bem com os móveis de madeira, que são característicos da época.
Os móveis ocupam bastante espaço, são pesados e imponentes, por serem majoritariamente de madeira e couro e são cheios de detalhes.
Para a decoração envolvendo peças menores, são usados abajures e candelabros com aparência rica, cheia de metais e brilhos.
O excesso de detalhes e de peso pode dificultar na hora da limpeza, mas é esse o preço que se paga por passar uma imagem tão imponente através do estilo decorativo do seu lar. Mas essa é uma escolha muito segura, pois o estilo é tradicional e atemporal.
5. Vintage
O estilo vintage é aquele que remete ao passado, com peças realmente características dos anos 60, 70, 80.
Esse estilo é para pessoas saudosistas, que adoram relembrar o passado através da decoração.
A paleta de cores não é definida, mas os móveis e objetos decorativos costumam ter cores bem diferentes do tradicional, vivas e marcantes.
E esse também é um tipo de decoração para aqueles que gostam de “garimpar” móveis e peças de decoração em brechós e antiquários e têm a paciência para reformá-los para que fiquem apresentáveis, seja através de lixamento e envernização ou pintura.
O estilo decorativo vintage pode remeter ao passado, mas ele é bem alegre e transmite uma vivacidade para aqueles que frequentam o local.
Ele é bom não só para decorar lares, mas também para lojas de roupas despojadas e imóveis comerciais do nicho alimentício, como restaurantes e lanchonetes que querem transportar seus clientes para outra época.
6. Rústico
O estilo rústico, à primeira vista, pode parecer similar com o estilo industrial, porém, enquanto industrial é mais moderno e despojado, o rústico é mais tradicional e associado à natureza, mostrando não só a crueza da construção, mas dos móveis também.
Esse estilo é indicado para pessoas que não gostam de acabamentos perfeitos e gostam bastante de madeira não polida.
Nesse estilo, são usadas muitas paredes de pedras ou com tijolos aparentes. Os móveis são predominantemente de madeira crua, sem acabamento algum.
Sendo assim, sua paleta de cores pende bastante para o marrom e branco.
Para os móveis, podem ser reaproveitados paletes para dar forma a novas estruturas funcionais para o ambiente.
Redes e vasos com plantas, que mostram ainda mais a conexão do lar com a natureza, se adequam muito bem a esse estilo decorativo.
Conclusão
No artigo de hoje, você ficou conhecendo todas as características mais importantes de 6 estilos decorativos para ajudar você a se inspirar e decorar o seu lar.
Se você gostou e quer uma parte 2 desse texto, deixe o pedido nos comentários.